This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
5 tendências da indústria de alimentos
27/04/2023 às 19:17
• 3 minutos de leitura
Conheça 5 tendências da indústria de alimentos
Com um mercado consumidor cada vez mais exigente, os fabricantes precisam se adaptar para não perder relevância
Um dos setores mais importantes da economia, a indústria de alimentos está em constante evolução. Isso significa que há uma busca contínua nesse segmento por novas tecnologias para melhorar a qualidade e a segurança dos alimentos enquanto se desenvolve produtos para atender às novas necessidades dos consumidores.
Sustentabilidade
Entre essas necessidades está a crescente preocupação com a origem dos alimentos. Cada vez mais exigentes, os consumidores procuram produtos fabricados de forma sustentável, como orgânicos, e com embalagens recicláveis ou biodegradáveis.
Focada em atender às exigências dos consumidores, além de contribuir para a preservação ambiental, a AB Brasil implementou uma série de ações para se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), como a criação grupo Pilar de Packaging ou Embalagens da AB Brasil, que tem como um dos objetivos eliminar de seus processos os materiais de embalagem com baixa reciclabilidade no Brasil.
Conheça mais quatro tendências da indústria de alimentos no Brasil e no mundo:
1 – Produtos de origem vegana ou vegetariana
Com o aumento da conscientização sobre o meio ambiente e o bem-estar animal, há uma crescente demanda por alimentos à base de plantas e produtos veganos. Por isso, é cada vez maior a oferta industrial de alimentos sem carne, leite, ovos e derivados em sua fabricação, como hambúrgueres e embutidos à base de plantas e proteínas vegetais, além de leites vegetais e doces veganos.
2 – Alimentos saudáveis
A preocupação com a própria saúde é uma tendência que acompanha a preocupação dos consumidores com os problemas causados pelo impacto da indústria alimentícia no planeta. Por isso, é cada vez maior o número de pessoas que busca por produtos que atendam às suas necessidades nutricionais e ajudem a promover a saúde.
Isso tem levado a indústria alimentícia a aumentar a produção de alimentos sem glúten, sem lactose e com baixo teor de açúcar. Reduzir a quantidade de conservantes e outros produtos químicos nos ultraprocessados também é uma tendência crescente.
3 – Uso da tecnologia na produção
A inovação, cada vez mais presente em todas as atividades do setor produtivo, também foi incorporada pela indústria de alimentos, das pequenas fábricas às gigantes do setor.
Além de oferecer soluções para melhorar a qualidade, a segurança e a eficiência na produção de alimentos, a tecnologia é usada na criação de embalagens inteligentes e sustentáveis e de produtos com novas texturas e sabores.
4 – Alimentos funcionais
A procura por alimentos mais saudáveis inclui a busca por produtos mais nutritivos, Por isso, a indústria tem produzido cada vez mais produtos e ingredientes que fornecem benefícios adicionais à saúde além das funções nutricionais básicas.
Entre as opções disponíveis no mercado, estão alimentos com propriedades funcionais específicas, como a capacidade de reduzir o colesterol ou prevenir doenças cardíacas.