AB Brasil aprimora  a Gestão de Resíduos em suas fábricas, elevando significativamente os Índices de Reciclagem

23/10/2023 às 17:07

4 minutos de leitura

Avançando para uma economia mais circular, AB Brasil implementa projeto para melhorar a Gestão de Resíduos e já alcança bons resultados.

A gestão de resíduos engloba a coleta, transporte, tratamento, reciclagem, disposição e monitoramento de resíduos, com o propósito de minimizar seu impacto ambiental, reduzir o envio para aterros sanitários e promover a reutilização de materiais, visando à sustentabilidade.

No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) é uma legislação importante que estabelece diretrizes para o gerenciamento adequado de resíduos sólidos. Essa legislação não apenas atribui responsabilidades aos geradores de resíduos, incluindo empresas, indivíduos e o setor público, mas também fomenta a responsabilidade compartilhada em todo o ciclo de vida dos produtos. Além disso, a PNRS estabelece metas ambiciosas visando à redução da geração de resíduos, ao aumento significativo das taxas de reciclagem e à promoção de práticas sustentáveis de gestão de resíduos, ressaltando a importância de planos de gerenciamento de resíduos para atingir esses objetivos.

Nossa Jornada na Gestão de Resíduos

Em busca de uma gestão de resíduos mais eficiente, a AB Brasil tem conquistado avanços notáveis em suas operações fabris. Essa jornada teve início com a criação de um pilar exclusivamente dedicado à gestão de resíduos e à promoção da economia circular. Nesse processo, a empresa concentrou esforços em compreender a natureza de seus resíduos, identificando áreas onde ocorria descarte inadequado e implementando estratégias de correção. A empresa também estabeleceu sistemas precisos para coletar dados sobre a disposição de materiais, avaliar as quantidades de resíduos gerados e, assim, otimizar seus métodos de separação e descarte. Esse comprometimento, somado ao apoio de parceiros externos, resultou em um notável aumento na taxa de reciclagem de resíduos, que saltou de 55% para impressionantes 87% em suas instalações fabris.

Os Impactos Ambientais dos Aterros Sanitários: Conscientização e Soluções

 A AB Brasil tem trabalhado para diminuir gradativamente o envio de resíduos a aterros sanitários, com a evolução desse trabalho nos últimos anos, os números já apresentam um grande avanço, caindo de 45% em 2020 para apenas 13% em 2023, no entanto, reconhecemos que os 13% de materiais ainda destinados a aterros sanitários podem ocasionar impactos adversos no meio ambiente e na sociedade. Esses impactos podem incluir a poluição do solo, a contaminação da água, a emissão de poluentes no ar, além do aumento do tráfego de resíduos. Diante dessas considerações, estabelecemos a ambiciosa meta de atingir o “aterro zero” nos próximos cinco anos. Isso significa que nossa empresa não enviará mais nenhum tipo de resíduo gerado por nossas fábricas para aterros sanitários até 2028.

“Para alcançar o “aterro zero” é preciso enfrentar uma série de desafios. Isso inclui encontrar soluções para resíduos altamente específicos, que não são facilmente tratados e reciclados. Nessa jornada tivemos que encontrar parceiros que nos apoiaram na destinação de resíduos de obras, além de testes com resíduos secos e líquidos para produção de ração animal e fertilização do solo. Outra ação relevante que implementamos foi a construção de um galpão dedicado para o armazenamento seguro de resíduos perigosos e eletrônicos. Essa medida proporciona uma gestão mais adequada desses materiais, evitando impactos negativos ao meio ambiente”. Comenta Iran Bolinelli, líder do Pilar de Resíduos e Circularidade da AB Brasil.

A gestão de resíduos é uma peça-chave em nosso compromisso com a sustentabilidade Estamos fazendo no cuidado com o meio ambiente. Junte-se a nós nessa jornada! Saiba mais sobre nossas iniciativas em ESG através do nosso site. Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável e equitativo.

Categorias

  • Ambiental
  • Embalagens, Resíduos e Circularidade