This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
AB Brasil aprimora a Gestão de Resíduos em suas fábricas, elevando significativamente os Índices de Reciclagem
23/10/2023 às 17:07
• 4 minutos de leitura
Avançando para uma economia mais circular, AB Brasil implementa projeto para melhorar a Gestão de Resíduos e já alcança bons resultados.
A gestão de resíduos engloba a coleta, transporte, tratamento, reciclagem, disposição e monitoramento de resíduos, com o propósito de minimizar seu impacto ambiental, reduzir o envio para aterros sanitários e promover a reutilização de materiais, visando à sustentabilidade.
No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) é uma legislação importante que estabelece diretrizes para o gerenciamento adequado de resíduos sólidos. Essa legislação não apenas atribui responsabilidades aos geradores de resíduos, incluindo empresas, indivíduos e o setor público, mas também fomenta a responsabilidade compartilhada em todo o ciclo de vida dos produtos. Além disso, a PNRS estabelece metas ambiciosas visando à redução da geração de resíduos, ao aumento significativo das taxas de reciclagem e à promoção de práticas sustentáveis de gestão de resíduos, ressaltando a importância de planos de gerenciamento de resíduos para atingir esses objetivos.
Nossa Jornada na Gestão de Resíduos
Em busca de uma gestão de resíduos mais eficiente, a AB Brasil tem conquistado avanços notáveis em suas operações fabris. Essa jornada teve início com a criação de um pilar exclusivamente dedicado à gestão de resíduos e à promoção da economia circular. Nesse processo, a empresa concentrou esforços em compreender a natureza de seus resíduos, identificando áreas onde ocorria descarte inadequado e implementando estratégias de correção. A empresa também estabeleceu sistemas precisos para coletar dados sobre a disposição de materiais, avaliar as quantidades de resíduos gerados e, assim, otimizar seus métodos de separação e descarte. Esse comprometimento, somado ao apoio de parceiros externos, resultou em um notável aumento na taxa de reciclagem de resíduos, que saltou de 55% para impressionantes 87% em suas instalações fabris.
Os Impactos Ambientais dos Aterros Sanitários: Conscientização e Soluções
A AB Brasil tem trabalhado para diminuir gradativamente o envio de resíduos a aterros sanitários, com a evolução desse trabalho nos últimos anos, os números já apresentam um grande avanço, caindo de 45% em 2020 para apenas 13% em 2023, no entanto, reconhecemos que os 13% de materiais ainda destinados a aterros sanitários podem ocasionar impactos adversos no meio ambiente e na sociedade. Esses impactos podem incluir a poluição do solo, a contaminação da água, a emissão de poluentes no ar, além do aumento do tráfego de resíduos. Diante dessas considerações, estabelecemos a ambiciosa meta de atingir o “aterro zero” nos próximos cinco anos. Isso significa que nossa empresa não enviará mais nenhum tipo de resíduo gerado por nossas fábricas para aterros sanitários até 2028.
“Para alcançar o “aterro zero” é preciso enfrentar uma série de desafios. Isso inclui encontrar soluções para resíduos altamente específicos, que não são facilmente tratados e reciclados. Nessa jornada tivemos que encontrar parceiros que nos apoiaram na destinação de resíduos de obras, além de testes com resíduos secos e líquidos para produção de ração animal e fertilização do solo. Outra ação relevante que implementamos foi a construção de um galpão dedicado para o armazenamento seguro de resíduos perigosos e eletrônicos. Essa medida proporciona uma gestão mais adequada desses materiais, evitando impactos negativos ao meio ambiente”. Comenta Iran Bolinelli, líder do Pilar de Resíduos e Circularidade da AB Brasil.
A gestão de resíduos é uma peça-chave em nosso compromisso com a sustentabilidade Estamos fazendo no cuidado com o meio ambiente. Junte-se a nós nessa jornada! Saiba mais sobre nossas iniciativas em ESG através do nosso site. Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável e equitativo.
Categorias
- Ambiental
- Embalagens, Resíduos e Circularidade