Entenda a relação entre ESG e cibersegurança

22/05/2023 às 17:36

3 minutos de leitura

Preocupação com uso indevido de dados torna a segurança cibernética indispensável para a sustentabilidade empresarial  

ESG e cibersegurança são dois conceitos recentes, porém amplamente incorporados aos processos das grandes empresas. No entanto, muitos profissionais ainda buscam entender a relação entre os dois tópicos nas estratégias de governança corporativa.  

Afinal, esses conceitos mudaram a maneira como empreendedores e gestores tomam decisões. Isso porque envolvem responsabilidade social e ambiental, bem como estratégias de inovação voltadas à produtividade e competitividade. 

A relação entre ESG e cibersegurança pode ser entendida de diferentes maneiras. No entanto, já é possível afirmar que a cibersegurança é uma questão importante no contexto da sustentabilidade empresarial. 

Proteção de dados e responsabilidade social corporativa 

No que diz respeito ao aspecto ambiental das diretrizes de ESG, por exemplo, as companhias que adotam práticas sustentáveis podem ter sistemas de tecnologia mais avançados e sofisticados, o que aumenta a necessidade de proteção contra ameaças cibernéticas.

Além disso, a cibersegurança é necessária para a proteção da privacidade dos dados pessoais dos clientes e outros stakeholders, o que pode atestar a responsabilidade social corporativa da empresa.

Prevenção de riscos

Ainda na área da governança corporativa, é possível dizer que as diretrizes ESG são importantes para otimizar recursos a partir da utilização de tecnologias para prevenção de riscos.  

Em outras palavras, com processos administrativos, fiscais e contábeis bem mapeados, fica mais fácil para a  empresa cumprir com suas obrigações acessórias e prevenir irregularidades em notas fiscais, retrabalho e falhas humanas em operações de análise cadastral e fiscal.

ESG na AB Brasil

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance que significa Ambiental, Social e Governança em português. É uma abordagem de investimento que leva em consideração, além da rentabilidade financeira, critérios ambientais, sociais e de governança corporativa. 

A AB Brasil atua com base nos pilares ESG em todas as suas áreas. Em logística, a empresa se baseia nas práticas para desenvolver uma operação ainda mais sustentável. Com a meta de reduzir a emissão de carbono em 10%  nos próximos cinco anos, a empresa vem adotando modais de transporte cada vez mais eficientes. É o caso dos veículos movidos a GNV utilizados em transferências  entre os Centros de Distribuição, gerando uma redução 15% na emissão de CO2. 

A AB Brasil formou ainda dois grupos de trabalho focado em ações de sustentabilidade: o pilar de Gás de Efeito Estufa, que tem como uma das metas do grupo elaborar iniciativas para reduzir a emissão de gases poluentes, e o pilar de Packaging ou Embalagens.  

Formado por pessoas de diversas áreas da empresa, o grupo trabalha para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos e gerar impacto social positivo. Entre os seus objetivos estão reduzir a geração de resíduos e o uso de matéria prima de fontes naturais, reduzir a gramatura e a dimensão das embalagens, e aumentar o volume de reciclagem. 

Categorias

  • Governança
  • Segurança de Sistemas da Informação